Universidade Federal do Rio de Janeiro
Mestrado Profissional em Ensino de Física
Artigos publicados em periódicos
2024
- Reinaldo de Melo e Souza, Germano M. Penello, Carlos Farina, Rodrigo
S. Pitombo, Mateus Vasconcellos, Patrícia P. Abrantes
Periodic
strings: A mechanical analogy to photonic and phononic crystals
American Journal of Physics, v. 92, n. 2, p. 108-114, 2024
- Thales Azevedo
Can the Dirac deltas
in dipole fields be ignored in classical interactions?
European Journal of Physics, v. 45, n. 2, art. 025201, 2024
- Antonio Carlos F. Santos, André S. R. Faria, Marcio Velloso da
Silveira, Leonardo S. Motta, Rafael S. Dutra, Leandro Pereira,
A
mechanical model for polar curves
European Journal of Physics, v. 45, n. 4, art. 045002, 2024
- Antonio Carlos F. Santos, Marcio Velloso da Silveira, José Carlos
Tenório
Arte e
literatura no ensino de física: Eco e Narciso
A Física na Escola, v. 23, art. 230085, 2024
- André S. R. Faria, Vitorvani Soares, Alexandre C. Tort
Kinematics
of a projectile motion and the hidden curves of a parabolic trajectory
Latin American Journal of Physics Education, v. 17, n. 4, art. 4306,
2023
- Germano M. Penello, Wagner Moreira, Giovana S. Cardoso, Lucas Sigaud,
Katherine Maslova, Vitor L. B. Jesus
Óptica
geométrica: aplicação de uma ativida de experimental utilizando a
videoanálise no ensino a distância
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 46, art. e20240241, 2024
- Antonio Carlos F. Santos, Vitor Acioly, Marcio Velloso
The
effectiveness of the Sirius School for high school teachers
Journal of Environment and Sustainability Education, v. 2, n. 1, p.
12-23, 2024
2023
- Antonio Carlos F. Santos, Leonardo Motta
Symmetrical
cubic arrangements of resistors: an experimental approach
The Physics Teacher, v. 61, n. 6, p. 461-466, 2023
- Antonio Carlos F. Santos, M. P. V. Silveira, Marcio Velloso da
Silveira
The
Monty Hall problem, information and entropy simulation
Latin American Journal of Physics Education, v. 17, n. 1, art. 1308,
2023
- Antonio Carlos F. Santos, Vitor Acioly , Telecio Barbosa-Neto
Physics
teachers visiting the new synchrotron light source
Latin American Journal of Physics Education, v. 17 n. 2, art. 2101, 2023
- Rodrigo R. Machado, Carlos E. Aguiar
Demonstrações
simples de desigualdades de Bell
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 45, art. e20220324, 2023
- Samuel J. C. Ximenes, Carlos E. Aguiar
Matéria
escura no ensino médio
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 45, art. e20220334, 2023
- Antonio Carlos F. Santos, Leonardo Motta, V. H. G. S. Ferreira, B. K.
Mikami
Generalização
para o desvio angular em um prisma de base triangular em meios
externos distintos
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 45, art. e20230086, 2023
- Helio S. Amorim, A. M. Falcão Jr, B. S. Faria, E. G. Guedes, L. L. M.
Azeredo, L. O. G. Reis, T. R. Cruz, W. B. Guimarães.
Observando
a influência da temperatura do ar na velocidade de propagação do som
com auxílio de um telêmetro acústico
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 45, art. e20230189, 2023
- Penha Maria C. Dias
Isaac
Newton’s early documents on circular motion: can the dynamic reasoning
in the “Principia” be found in them?
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 45, art. e20230263, 2023
- Antônio Carlos F. Santos, Rodrigo C. Santos, Claudia C. S. Vianna
Representações
de um gráfico de setores para alunos cegos no ensino de estatística
Educação Matemática Pesquisa, v. 25, n.4, p. 92-110, 2023
- Ildeu C. Moreira
Oppenheimer
no Brasil em 1953 e 1961: a ciência, o ensino e as armas atômicas
Ciência & Cultura, v. 75, 2023
- Deise M. Vianna, Bianca M. Santos
Mestrado Profissional em Ensino de Física na UFAC: da
abertura ao momento pós-pandemia
Experiências em Ensino de Ciências, v. 18, n. 2, p. 1-17, 2023
- Bianca M. Santos, Deise M. Vianna
O
Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física na região Norte do
Brasil : um retrato do corpo docente
Impacto: Pesquisa em Ensino de Ciências, n. 2, art. e75457, 2023
- Deise M. Vianna
Assim
falava Beatriz Alvarenga sobre laboratório há 33 anos
Impacto: Pesquisa em Ensino ee Ciências, n. 2, art. e80093, 2023
- Antonio Carlos F. Santos, Vitor Acioly, Telecio Barbosa Neto
Using
analogies for introducing synchrotron light in high school
Momentum: Physics Education Journal, v. 7, n. 2, p. 331-336, 2023
- Antonio Carlos F. Santos, T. G. Oliveira, Rodrigo F. Morais
Entre
cantos e contragolpes: subversão responsável no ensino de Matemática
através da capoeira
Revista de Estudos em Educação e Diversidade, v. 4, n. 11, p. 1-21, 2023
2022
- Reinaldo de Melo e Souza, Daniela Szilard, Matheus G. Pacheco
Multivalued
specific heat
American Journal of Physics, v. 90, p. 187-193, 2022
- Thales Azevedo, Anderson Pelluso
Space pirates: A
pursuit curve problem involving retarded time
American Journal of Physics, v. 90, p. 730-735, 2022
- Leonardo P. Vieira, Carlos E. Aguiar
The sound
of the udu
Physics Education, v. 57, n. 4, art. 045028, 2022
- Carlos E. Aguiar, Penha Maria C. Dias, Marta F. Barroso, Mariana F. B.
Francisquini
Galileo's
speedometer: an approach to the concept of instantaneous velocity
Physics Education, v. 57, n. 5, art. 055017, 2022
- Penha Maria C. Dias, Rojans C. Rodrigues
The laws of
planetary motion (a teaching method inspired by the history of
physics)
The Physics Teacher, v. 60, p. 684-685, 2022
- Carlos E. Aguiar, Marcos Moura, Marta F. Barroso
Ensino
de física em tempos de pandemia: Instrução remota e desempenho
acadêmico
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 44, art. e20210329, 2022
- Anderson Fonseca, Germano M. Penello
Análise
de um circuito de corrente constante através dos conceitos da
eletrostática
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 44, art. e20210383, 2022
- Antonio Carlos F. Santos, Viviane Morcelle, Rogelma M. S. Ferreira
Ciência
e reparação: 100 anos das contribuições de Lise Meitner para o Efeito
Auger
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 44, art. e20220103, 2022
- Ildeu C. Moreira
A
viagem de Fermi ao Brasil em 1934 e suas entrevistas e conferências
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 44, art. e20220204, 2022
- Glaucemar Vieira Silva, Penha Maria C. Dias, Carlos E. Aguiar
Velocidade
instantânea: uma proposta de ensino inspirada em Galileu
Revista Brasileira de Ensino de Física, art. e20220203, 2022
- Antônio Carlos F. Santos, Adriana O. Bernardes, Annie G. Redig
A Feira de Ciências como recurso didático inclusivo no
ensino de física para alunos surdos
A Fisica na Escola, v. 20, n. 1, art. 211003, 2022
- André S. R. Faria, Antônio Carlos F. Santos
Como reproduzir o flash da câmera fotográfica na sala
de aula
A Física na Escola, v. 20, n. 1, art. 220706, 2022
- Deise Miranda Vianna
O mundo em que vivemos e a física que ensinamos
Experiências em Ensino de Ciências, v. 17, n. 2, p. 1-11, 2022
- Ildeu C. Moreira
200
anos de ciência e tecnologia no Brasil: atores e instituições,
percalços e avanços
Ciência e Cultura, v. 74, n. 3, p. 1-4, 2022.
- Antonio Carlos F. Santos, Gabriela Marinho de Souza Anes, Aghata dos
Passos Felipe, Elis H. C. P. Sinnecker, Thereza Paiva
Equidade de gênero
longe das ciências exatas no Rio de Janeiro
Ciência Hoje, n. 384, Jan-Fev, 2022
- Ana Caroline C. Almeida, Deise M. Vianna
Coleta Certa: Jogo de tabuleiro moderno sobre rejeitos
radioativos
Caminhos da Educação Matemática em Revista, v. 12, n. 1, p. 304-308,
2022
- Márcio Velloso Silveira, Antonio Carlos F. Santos
A percepção dos professores de Física sobre a inclusão
de estudantes com deficiência visual: uma pesquisa quantitativa
Revista Educação Especial, v. 35, e12/1-31, 2022
- Antonio Carlos F. Santos, Rodrigo C. Santos, Claudia C. Segadas-Vianna
A
leitura tátil de representações de gráficos de barras para alunos
cegos
Benjamin Constant, Rio de Janeiro, v. 28, n. 64, art. e286409, 2022
- Antonio Carlos F. Santos, Vitor Acioly, Rodrigo Morais
Luz síncrotron promovendo o giro decolonial
Ensino, Saude e Ambiente, v. 15, n. 2, p. 317-332, 2022
- Felipe Moreira Correia, Deise Miranda Vianna
Problematizando a matriz energética na sala de aula,
com enfoque para energia solar
Impacto, n. 1, art. e65300, 2022
- Deise Miranda Vianna, Roberto B. Moraes
Analysis
of verbal interactions between Brazilian students in a Physics
Investigative Activity Class with STS approach: A case study
Journal of Education and Training Studies, v. 10, n. 1, p. 11-20, 2022
2021
- Carlos Farina, Reinaldo de Melo e Souza, Rodrigo S. Pitombo, Mateus
Vasconcellos
Source method for the
evaluation of multipole fields
European Journal of Physics, v. 42, p. 025202, 2021.
- Márcio Velloso Silveira, Mercedes Arana, Vitor Acioly, Antonio Carlos
F. Santos
Hands-on
electricity remote teaching to a blind student during pandemic of 2020
Physics Education v. 56, n. 5, art. 055027, 2021
- Antonio Carlos F. Santos, Vitor Acioly, T. Paiva, G. Azevedo, T.
Rocha, R. Picoreti
Shedding
synchrotron light on teacher training
Physics Education v. 56, n. 3, art. 035021, 2021
- Márcio Velloso Silveira, Mercedes Arana, Vitor Acioly, Antonio Carlos
F. Santos
Abordagem
da Lei de Ohm para Estudantes com Deficiência Visual no Ensino
Superior
Latin American Journal of Physics Education, v.15, n. 1, art. 1310, 2021
- Deise M. Vianna, Maria da Conceição Lima
Práticas
de professores com abordagens investigativas
Góndola, Enseñanza y Aprendizaje de las Ciencias, v. 16, n. 1, 2021
- Deise M. Vianna, Roberto B. Moraes
As interações verbais entre estudantes sob a
perspectiva latouriana em uma oficina investigativa sobre magnetismo
com cinescópios
Revista de Enseñanza de la Física, v. 33, n. 2, p. 73-80, 2021
- Deise M. Vianna, Vitorvani Soares, Carlos Frederico M. Rodrigues, N.
O. Carvalho, R. C. Pacheco, V. S. Marinho
Propostas de atividades experimentais para um curso
remoto de física no ensino médio
Revista de Enseñanza de la Física, v. 33, n. 2, p. 451-458, 2021
- Antonio Carlos F. Santos, V. Morcelle, E. Mata, K. Gagno, J.
Coutinho, A. Souza, T. Neves, G. Freitas, L. Morcelle, C. Barbosa, V.
Ferreira, M. Gonçalves
Meninas do radium: digital media as an instrument for
gender inclusion in physics during the covid-19 pandemic in Brazil
Revista de Enseñanza de la Física, v. 33, n. 2, p, 379-385, 2021.
- Alexandre C. Tort, Mariana F. B. Francisquini, Rodrigo R.
Machado
Queda
livre de duas massas acopladas por uma mola em um campo gravitacional
uniforme
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 43, art. e20200421, 2021
- Leonardo S. Motta, Antonio Carlos F. Santos
Circuitos
Resistivos Simétricos: uma Abordagem Experimental
Revista Brasileira de Ensino de Física, vol. 43, art. e20210012, 2021
- Otávio Fossa de Almeida
Uma
geometria tetradimensional euclidiana para os fenômenos relativistas:
cinemática
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 38, n. 2, p. 1166-1198, 2021
- Paulo Henrique de Sousa Silva, Deise M. Vianna
Projeto Reset: Um role-playing game (RPG) para a todos
ensinar
A Física na Escola, v. 19, n. 1, 2021
- Rodrigo R. Machado, Alexandre C. Tort, Carlos A. D. Zarro
O princípio da equivalência: uma introdução à
relatividade geral
A Física na Escola, v. 19, n. 2, 2021
- Ildeu C. Moreira, Luisa Massarani, Yurij Castelfranchi, Ione Mendes,
Vanessa O. Fagundes
Science
in society: What young Brazilians think about S&T
Anais da Academia Brasileira de Ciências, v. 93, n. 4, art. e20200204 ,
2021
- Ildeu C. Moreira, Luisa Massarani
1920s:
Rádio Sociedade (Society Radio), tuning science into Brazilian homes
Public Understanding of Science, v. 30, p. 229-234, 2021
- Deise M. Vianna, Eduardo O.R. Sousa
Física em
quadrinhos: Te vi na TV
Educação Profissional e Tecnológica em Revista, v. 5, p. 79-90, 2021
- Deise M. Vianna, Marília A. C. Jesus, Renato S. Araujo
Estudo da licenciatura em ciências naturais: o que os
dados estatísticos podem nos dizer
Revista Brasileira de Desenvolvimento, v. 7, n. 5, p. 49728-49745, 2021
- Deise M. Vianna, M. C. Barbosa-Lima. Renato S. Araujo
Mudaram minha sala de aula: E agora?
Revista Ciências em Foco, v. 14, art. e021001, 2021
2020
- Márcio Velloso Silveira, Ricardo B. Barthem, Antonio Carlos F. Santos
Colorblind
cybernetic eye: an inclusive analogy for color vision
Physics Education, v. 55, n. 1, art. 015016, 2020
- Carlos Farina, Reinaldo de Melo e Souza, Aroaldo S. Santos
Comment
on "A note on Purcell's basic explanation of magnetic forces"
European Journal of Physics, v. 41, art. 068001, 2020
- Márcio Velloso Silveira, Vitor Acioly, Antonio Carlos F. Santos
Introduzindo
o conceito de força do oscilador nas disciplinas iniciais de mecânica
quântica
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 42, art. e20200209, 2020
- Rodrigo R. Machado, Alexandre C. Tort, Carlos A. D. Zarro
Squashing
and spaghettification in Newtonian gravitation
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 42, art. e20200278, 2020
- Antonio Carlos F. Santos
A
origem clássica da força do oscilador
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 42, art. e20190176, 2020
- Ricardo F. F. Cunha, Daniel G. G. Sasaki
Validação
da nova versão do Test of Understanding Graphs in Kinematics
(TUG-K) com estudantes de ensino médio
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 42, art. e20190149, 2020
- Rafael Guedes Soares, Helio S. Amorim
Um
marégrafo ultrassônico baseado na placa Arduino para investigação do
fenômeno das marés
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 37, n. 2, p. 925-943, 2020
- Antonio Carlos F. Santos, Vitor Acioly, R. Picoreti, T.C.R. Rocha, G.
de M. Azevedo
A luz síncrotron iluminando a formação de professores
A Física na Escola, v. 18, n. 2, 2020
- Germano M. Penello, Charlie V. Sarmiento, Lucas M. Sigaud
Análise
quantitativa do desempenho dos alunos em avaliações na disciplina de
ICF1 do CEDERJ
Educação a Distância, v. 10, n. 1 p. 71-87, 2020
- Deise Miranda Vianna, Maria da Conceição Barbosa-Lima
Mudança de rumo: de aula presencial para ensino remoto
Ciências em Foco, v. 13, art. e020004, 2020
- Deise M. Vianna, Eduardo O. R. Souza
O
uso dos quadrinhos nos livros didáticos de Física aprovados pelo
PNLD/2015
Imagens da Educação, v. 10, n. 1, p. 136-149, 2020
- Deise M. Vianna, Renato S. Araujo
Dificuldades estruturantes na implementação do sistema
UAB para a formação de professores de física
Revista Ciências & Ideias, v. 11, n. 1, p. 153-175, 2020
- Deise M. Vianna, Vitor Cossich H. Sales, Matheus S. Soares, Laryssa
P. N. Gama, Ana Caroline C. Almeida, Hozana A. Silva
Brincando com circuitos elétricos: um conjunto de
práticas desenvolvidas no âmbito do Pibid/UFRJ-Física
Revista Cadernos de Educação Básica, v.4, n. 2, p.10-19, 2020
- Deise M. Vianna, Sidnei P. Penha, Roberto B. Moraes
Ouvindo os estudantes em uma atividade investigativa
de uma sala de aula
Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática,
v. 1, art. e020019, 2020
- Ildeu C. Moreira, Luisa M. Massarani, Anderson P. Antunes
A narrativa de viagem
de Henry Walter Bates: Edições, Traduções e Adaptações de The
Naturalist on the River Amazon
Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, v. 181, n. 483,
p. 103-134, 2020
2019
- Penha Maria C. Dias, Mariana F B. Francisquini, Carlos E. Aguiar,
Marta F. Barroso
What the middle-aged Galileo told the elderly Galileo:
Galileo's search for the laws of fall
Physics in Perspective, v. 21, p. 194-221, 2019
- Anderson José da Fonseca, Carlos Farina, Yuri M. Souza
Electrostatic
and magnetostatic fields of point dipoles revisited
Revista Mexicana de Física E, v. 65, p. 71-76, 2019
- Ildeu C. Moreira
Quantum
of light
Physics World, v. 32. n. 11, p. 25, 2019
- Márcio V. Silveira, Ricardo B. Barthem, Antonio Carlos F. Santos
Proposta
didático experimental para o ensino inclusivo de ondas no ensino médio
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 41, n. 1, art. e20180084,
2019
- Vinicius Rafael P. Rocha, Alexandre C. Tort .
Redescobrindo
a lei empírica de Hubble em sala de aula
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 41, n. 4, art. e20180281,
2019
- Deise M. Vianna, Maria da Conceição Barbosa-Lima, Marco Adriano Dias
...
Se inclina, gira, mas não vira
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 36, n. 3, p. 841-853
- Marcos P. Martinho, Vitorvani Soares
O estudo da refração e a lei angular.
A Física na Escola, v. 17, n. 1, p. 53-55, 2019
- Antonio Carlos F. Santos
Capital cultural e o ensino de física: Exemplos em
ótica
A Física na Escola, v. 17, n. 2, p. 30-34, 2019
- Marta F. Barroso, Adriano Luiz Fagundes, Tatiana da Silva
Visualização
e uma avaliação das concepções prévias dealunos do ensino superior
sobre as estações do ano
Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia - RELEA, n. 28, p.
47-66, 2019
- Diego F. Rodrigues, Almir G. Santos, Vitorvani Soares
Experimentos com lentes esféricas: uma proposta de
ensino para a Física de nível médio
Revista Formação e Prática Docente, n. 2, p. 86-100, 2019
- Vinícius A. Coelho, Felipe S. S. Rosa, Reinaldo de Melo e Souza,
Carlos Farina, Marcus Venícius Cougo Pinto
An
integrodifferential equation for electromagnetic fields in linear
dispersive media
Brazilian Journal of Physics, v. 49, n. 5, p.734-737, 2019
- Rodrigo F. Moraes, Antônio Carlos F. Santos
A
importância de um currículo com elementos afrocentrados para a
constituição de uma visão epistemológica menos eurocentrada
Revista Exitus, v. 9, n. 4, p. 66-94, 2019
- Ildeu C. Moreira, Luisa Massarani, Gabriela Reznik
How
does the image of the scientist appear in short animation films?
História, Ciências, Saúde - Manguinhos, v. 26, n. 3, p. 753-777, 2019
- Ildeu C. Moreira
O
eclipse solar de 1919, Einstein e a mídia brasileira
Ciência e Cultura, v. 71, n. 3, p. 32-38, 2019
- Ildeu C. Moreira, Alfredo Tomalsquim
Cem
anos do eclipse de Sobral: Apresentação Ciência e Cultura, v. 71,
n. 3, p. 14-15, 2019
- Ildeu C. Moreira
O
Eclipse Solar de 1919 e as atividades comemorativas no Brasil
Gazeta de Física, v. 42, n. 2, p. 32-35, 2019
- Ildeu C. Moreira, Luisa Massarani, Anderson P. Antunes
Practical
Botanists and Zoologists: Contributions of Amazonian Natives to
Natural History Expeditions (1846-1865)
Historia Crítica, v. 73, p. 137-160, 2019
- Rodrigo Teixeira Rossini
Uma abordagem alternativa para o ensino da transmissão
e recepção de ondas eletromagnéticas
Physicae Organum, v. 5, n. 2, p. 79-88, 2019
- Ricardo F. F. Cunha, Daniel G. G. Sasaki
Um relato sobre uma aula de cinemática para alunos de
ensino médio usando a metodologia de aprendizagem ativa POE
Cadernos de Educação Básica, v. 4, n. 1, p. 68-77, 2019
- José Bernardo Menescal Conde, Antonio Carlos F. Santos
Facilitando o ensino de física para surdos através da
imagética: Um exemplo com oscilações
Cadernos de Educação Básica, v. 4, n. 2, p. 69-78, 2019
2018
- Pedro Terra, Carlos Farina, Carlos A. D. Zarro, Francisco G.M.
Orlando,
Kepler's equation
and some of its pearls
American Journal of Physics, v. 86, p. 849-858, 2018
- Marco Adriano Dias, Marcos B. Gaspar, Paulo Simeão Carvalho, Daniel
R. Ventura, Marcelo J. Rodrigues, Gabriela G. Fernandes
The behaviour
of the centre of mass in a ballerina while performing a Grand Jeté
Physics Education, v. 53, n. 2, art. 025009, 2018
- Marcos B. Gaspar, Talitha T. Vaz
O
Método de Pfund na determinação de índices de refração em lâminas
transparentes: Uma aplicação em sala de aula
Gazeta de Física, v. 41, n. 3/4. p. 33-35, 2018
- Alexandre C. Tort, F. Barroso, S. A. Carvalho, J. A. Oliveira-Hugenin
Formação
de imagens na óptica geométrica por meio do método gráfico de Pierre
Lucie
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 40, n. 2, art. e2501, 2018
- Hercílio Cordova, Carlos E. Aguiar, Helio S. Amorim, Karla Silene
Sathler, Antônio Carlos F. Santos
Audiotermômetro:
um termômetro para a inclusão de estudantes com deficiência visual
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 40, n. 2, art. e2505, 2018
- Fabiano P. Oliveira, Helio S. Amorim, Claudine P. Dereczynski
Investigando
a atmosfera com dados obtidos por radiossondas
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 40. n. 3, art. e3503, 2018
- Marta F. Barroso, Gustavo Rubini, Tatiana da Silva
Dificuldades
na aprendizagem de Física sob a ótica dos resultados do Enem
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 40. n. 4, art. e4402, 2018
- Ildeu C. Moreira
Feynman
e suas conferências sobre o ensino de física no Brasil
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 40, n. 4, art. e4203, 2018
- Alexandre C. Tort
A
luz e algumas de suas tecnologias: um estudo da física
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 40, n. 4, art. e4801, 2018
- Antonio A. P. Videira, Mariana F. B. Francisquini
A instituição da 'Física de Partículas Elementares'
como disciplina científica e sua relação com a formação de professores
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 35, n. 1, p. 81-96, 2018
- Marco Adriano Dias, Deise M. Vianna, Paulo Simeão Carvalho
A queda dos corpos para além do que se vê:
Contribuições das imagens estroboscópicas e da videoanálise para a
alfabetização científica
Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, v. 20, art. e2947, 2018
- Deise M. Vianna, Renato Araujo,
Os
números da licenciatura em matemática: políticas públicas em foco
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 11, n. 1, p.
1-20, 2018
- Ildeu C. Moreira, Simone S. R. Elias, Décio R. Martins
As
Expedições Naturalistas e Cartográficas e as Práticas Científicas no
Brasil do Século XVIII
Fronteiras: Journal of Social, Technological and Environmental Science,
v. 7, n. 1, p. 15-36, 2018
- Rodrigo F. Morais, Antonio Carlos F. Santos, Dione A. F. Silva,
Viviane M. Almeida, Abudo A. Ossofo, Thais G. Oliveira,
Identidades de gênero e de raça nas trajetórias
acadêmicas em Ciências Exatas
Perspectivas da Educação Matemática, v. 11, n. 27, 2018
- Ildeu C. Moreira
Feynman in Brazil
PhysicsToday, a ser publicado..
2017
- Ricardo F. F. Cunha, Alexandre C. Tort
Plausibility arguments
and universal gravitation
Physics Education, v. 52, art. 035001, 2017
- Antonio Carlos F. Santos
You don't look like a
physicist
The Physics Teacher v. 55, p. 524-527, 2017
- Eduardo Gama, Marta F. Barroso
Student's Video
Production as Formative Assessment
Scientia in Educatione, v. 8, p. 165-171, 2017
- Antonio Carlos F. Santos
Revisiting the physics of turning water into wine, a
pedagogical approach
Physics Education (IAPT), v. 33, n. 1, art. 3, 2017
- Suelen Pestana Cardoso , Deise Miranda Vianna, Simone Coutinho
Cardoso
Aplicações
Industriais da Física das Radiações: um enfoque CTS
Latin American Journal of Physics Education, v. 10, n. 4, art. 4319,
2016 (publicado em 2017)
- Marco Antonio Moreira, Nelson Studart, Deise Miranda Vianna
O
Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) uma
experiência em larga escala no Brasil
Latin American Journal of Physics Education, v. 10, n. 4, art. 4327,
2016 (publicado em 2017)
- Alipson A. M. Santos, Helio S. Amorim, Claudine P. Dereczynski
Investigação
do fenômeno ilha de calor urbana através da utilização da placa
Arduíno e de um sítio oficial de meteorologia
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 39, n. 1, art. e1505, 2017
- Alexandre C. Tort, Filadelfo C. Santos
The
shape of the surface of a rotating mass of water as a variational
problem
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 39, n. 2, art. e2301, 2017
- Marcos Paulo Martinho, Vitorvani Soares
Determinação
do índice de refração dos materiais pelo método de Ptolomeu
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 39, n. 3, art. e3603, 2017.
- Penha Maria C. Dias
Leonhard
Euler's "principle of mechanics" (an essay on the foundations of the
equations of motion)
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 39, n. 4, art. e4601, 2017.
- Adriano Luiz Fagundes, Tatiana da Silva, Marta F. Barroso
Concepções prévias de alunos iniciantes de um curso de
graduação na área de ciências exatas e tecnologia sobre a visualização
da mesma face lunar do referencial terrestre
Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 10, n. 2, p.
223-237, 2017
- Leonardo R. de Jesus, Almir G. Santos, Vitorvani Soares, David
Henrique S. Araujo
Ilusões de óptica nas aulas de física do nível médio:
Aplicação e resultados
A Física na Escola, v. 15, n. 1, p. 35-40, 2017
- Sandro S. Fernandes, Deise M. Vianna
Em que supermercado comprar?
A Física na Escola, v. 15, n. 1, p. 60-63, 2017
- Rodrigo F. Morais, Antonio Carlos F. Santos
Lewis Howard Latimer e sua história aprisionada
A Física na Escola, v. 15, n. 2, p. 19-23, 2017
- Ricardo F. F. Cunha, Alexandre C. Tort
O estudo de precessão da órbita de Mercúrio no ensino
médio
Revista do Professor de Física, v. 1, n. 2, p. 13-24, 2017
- Ildeu Moreira, Luisa Massarani, Bruce Lewenstein
A historical kaleidoscope of public communication of
science and technology
Journal of Science Communication, v. 16, n. 3, p. E1-4, 2017
- Ildeu Moreira, Anderson Pereira Antunes, Luisa Massarani
Uma
análise da rede de auxiliares na expedição de Louis Agassiz ao Brasil
(1865-1866)
Revista Brasileira de História da Ciência, v. 9, n. 1, p. 113-125, 2016
- Ildeu Moreira, Marcelo Lima Loreto, Luisa Massarani
A biologia nos periódicos brasileiros: um olhar
histórico
Revista de Ensino de Biologia, v. 10, n. 1, p. 106-124, 2017
- Ildeu Moreira, Mariana M. Burlamaqui, Luisa Massarani
José
Reis e a ciência brasileira: escritos nos jornais do Grupo Folha
(1947-1963)
Comunicação & Sociedade, v. 39, n. 2, p.185-208, 2017
- Ildeu Moreira, Mariana M. Burlamaqui, Luisa Massarani
A ciência e a era atômica nos textos de José Reis
Revista Iberoamericana de Ciencia, Tecnología y Sociedad, v. 35, p.
91-108, 2017.
- Eduardo F. Capossoli, Eduardo Gama, Marta F. Barroso
Experimentos e simulações numa feira de ciências: o
relato do processo de implementação e execução de uma proposta de
inclusão de alunos com deficiência visual
Física em Revista - Cadernos de Ensino do Colégio Pedro II, v. 1, n. 1,
7pp, 2017
- Vitor Cossich H. Sales, Deise M. Vianna
Uma proposta para o ensino de hidrostática através de
atividades investigativas com enfoque C-T-S
Física em Revista - Cadernos de Ensino do Colégio Pedro II, v. 1, n. 1,
15pp, 2017
- Ricardo F. F. Cunha, Alexandre Tort
Primeira lei de Kepler: um texto para professores de
Física do Ensino Médio
Física em Revista - Cadernos de Ensino do Colégio Pedro II, v. 1, n. 1,
8pp, 2017
- Sandro S. Fernandes
Física de partículas no Ensino Médio? Propostas de
atividades que estão ao alcance dos nossos alunos!
Física em Revista - Cadernos de Ensino do Colégio Pedro II, v. 1, n. 1,
15pp, 2017
- Otoniel do Amaral
O Grupo de Estudos Avançados em Física (Geaf) -
Progressos e Desafios
Física em Revista - Cadernos de Ensino do Colégio Pedro II, v. 1, n. 1,
10pp, 2017
- Deise M. Vianna, Renato S. Araujo
Os números da licenciatura em matemática: políticas públicas em foco
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, a ser publicado,
2017
- Mariana F. B. Francisquini
As concepções semântica e pragmática dos modelos
científicos: revisitando o debate
Em Construção - Arquivos de Epistemologia Histórica e Estudos de
Ciência, v. 1, n.2, p. 329-332, 2017
2016
- Pedro Terra, Reinaldo de Melo e Souza, Carlos Farina
Is the tautochrone
curve unique?
American Journal of Physics, v. 84. n. 12, p 917, 2016
- Marco Adriano Dias, Paulo Simeão Carvalho, Deise M. Vianna
Using image modelling
to teach Newton's Laws with the Ollie trick
Physics Education, v. 51, art. 045008, 2016
- Hercílio Cordova, Alexandre C. Tort
Medida
de g com a placa Arduino em um experimento simples de queda-livre
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 38, n. 2, art. e2308, 2016
- Rodrigo R. Machado, Alexandre C. Tort
Michell,
Laplace e as estrelas negras: uma abordagem para professores do Ensino
Médio
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 38, n. 2, art. e2314, 2016.
- Marcio V. Silveira, Ricardo B. Barthem
Ensino
da visão cromática atraés de aparato com LEDs coloridos
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 38, n. 3, art. e3502, 2016
- Alexandre Marcelo Pereira, Antonio Carlos F. Santos, Helio S. Amorim
Estatística
de contagem com a plataforma Arduino
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 38, n. 4, art. e4501, 2016
- Marcio V. Silveira, Ricardo B. Barthem
Disco
de Newton com LEDs
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 38, n. 4, art. e4502, 2016
- Alexandre C. Tort
A
simple model for the normal stress distribution of the Great Pyramid
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 38, n. 4, art. e4701, 2016
- Leonardo P. Vieira, Carlos E. Aguiar
Mecânica
com o acelerômetro de smartphones e tablets
A Física na Escola, v. 14, n. 1, p. 8, 2016
- Marcio Lacerda, Antonio Carlos F. Santos
Simples
demonstração da lei do inverso do quadrado da distância em sala de
aula
A Física na Escola, v. 14, n. 1, p. 15, 2016
- Ildeu de Castro Moreira, Matheus C. Paiva
O
Rei está nu - A palestra de Feynman no Brasil sobre o ensino de
ciências na descrição de Oswaldo Frota-Pessoa
A Física na Escola, v. 14, n. 1, p. 62, 2016
- Ildeu de Castro Moreira, Luisa Massarani1
Science
communication in Brazil: A historical review and considerations about
the current situation
Anais da Academia Brasileira de Ciências, v. 88, n. 3, p. 1577-1595,
2016
- Ildeu de Castro Moreira, Carla da Silva Almeida, Luisa Massarani
Representações da ciência e da tecnologia na
literatura de cordel
Bakhtiniana - Revista de Estudos do Discurso, v. 11, n. 3, p. 5-25, 2016
- Marco Adriano Dias, Paulo Simeão Carvalho, Daniel Rodrigues Ventura
How to study
the Doppler effect with Audacity software
Physics Education, v. 51, art. 035002, 2016
- Marco Adriano Dias, Paulo Simeão Carvalho, Marcelo Rodrigues
How to
determine the centre of mass of bodies from image modelling
Physics Education, v. 51, art. 025001, 2016
- Paulo Victor S. Souza, Paulo Murilo C. Oliveira
Túneis
de vento numéricos
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 38, n. 2, art. e2303, 2016
- Reynaldo Lopes de Oliveira Jr, Milton Alves Jr, Victhória H. Barbosa
Aquecimento e resfriamento da água, aproximados à
forma real
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 33, n. 1, p. 306-319, 2016
- Reynaldo Lopes de Oliveira Jr
A
geometria dinâmica do círculo de Apolônio
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 38, n. 4, art e4702, 2016
- Eduardo O. R. Sousa, Deise M. Vianna
O caso Mulher Hulk: corpo e identidade em quadrinhos
Demetra: Alimentação, Nutrição & Saúde, v. 11, n. 3, p. 763-771,
2016
2015
- Alexandre Cesar Azevedo, Leonardo P. Vieira, Carlos E. Aguiar,
Antonio Carlos F. Santos
Teaching
light reflection and refraction to the blind Physics Education,
v. 50, n. 1, p. 15-18, 2015
- Alexandre C. Tort
Work,
gravitational energy and the Great Pyramid
Physics Education, v. 50, n. 5, p. 516-519, 2015
- Vitorvani Soares, Vagner Cruz
Determinação
experimental da constante de Boltzmann a partir da curva
característica corrente-voltagem de um diodo
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 37, n. 1, art. 1311, 2015
- Vitorvani Soares, Bruno Morgado
Construção
geométrica da órbita de Marte pelo método de Kepler
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 37, n. 1, art. 1305, 2015
- Helio Salim de Amorim, Marco Adriano Dias, Vitorvani Soares
Sensores
digitais de temperatura com tecnologia one-wire: Um exemplo de
aplicação didática na área de condução térmica
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 37, n. 4, art. 4310, 2015
- Penha Maria C. Dias, Vitor Hugo Alves Dias
Escrevendo
o "Livro da Natureza" na linguagem da Matemática (A Lei de Ampère)
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 37, n. 4, art. 4601, 2015
- Reynaldo Lopes de Oliveira Jr
Introduzindo
problemas e curvas de perseguição no ensino médio e universitário
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 37, n. 4, art. 4502, 2015
- Adriano Luiz Fagundes, Tatiana da Silva, Marta Feijó Barroso
Aprendizagem mediada
por uma hipermídia educacional
Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, n. 20, p. 91-114,
2015
- Sidnei Percia da Penha, Anna Maria Pessoa de Carvalho, Deise Miranda
Vianna
Laboratório didático investigativo e os objetivos da
enculturação científica: análise do processo
Revista de Educação, Ciências e Matemática, v. 5, n. 2, p. 6-23, 2015
- Alexandre Cesar Azevedo, Antonio Carlos F. Santos
Ensino de gráficos para que alunos cegos possam fazer interpretação
de fenômenos físicos
Direcional Educador, v. 11, n. 123, p. 44-46, 2015
- Alexandre Cesar Azevedo, Antonio Carlos F. Santos
Ensino de gráficos para que alunos cegos possam fazer
interpretação de fenômenos físicos
Caderno Espaço Inclusão, v. 3 n. 1, p. 56-64, 2015
- Olival Freire Junior, Diego Hurtado, Ildeu C. Moreira, Fernando de
Souza Barros
Nuclear
Weapons in Regional Contexts: The Cases of Argentina and Brazil
Contemporánea, v. 6, p. 57-66, 2015 (Montevideo); arXiv:1506.05859.
- Ildeu C. Moreira,
Ibn al Haytham - Você sabia que há mil anos foi escrito um livro
sobre a visão e a luz?
Ciência Hoje das Crianças, v. 28, p. 17, 2015.
- Ildeu C. Moreira, A. A. Antunes, L. Massarani
O
descanso dos naturalistas: uma análise de cenas na iconografia
oitocentista
História, Ciências, Saúde - Manguinhos, v. 22, n. 3, p. 1051-1066, 2015
- Carla Almeida, Luisa Massarani, Ildeu C. Moreira
Perceptions
of Brazilian small-scale farmers about genetically modified crops
Ambiente & Sociedade, v. 18, n. 1, p. 193-210, 2015
2014
- Bruno Morgado, Vitorvani Soares
Kepler's ellipse,
Cassini's oval and the trajectory of planets
European Journal of Physics, v. 35, n. 2, art. 025009, 2014
- Marcus Bezerra, Reinaldo de Melo e Souza, Wilton J. M. Kort-Kamp,
Carlos Farina
Subtleties
in obtaining the electrostatic energy of continuous distributions
European Journal of Physics, v. 35, n. 6, art. 065021, 2014
- Carlos E. Aguiar, Vitorvani Soares, Alexandre C. Tort
Galileo's
kinematical paradox and the role of resistive forces
European Journal of Physics, v. 35, n. 6, art. 065024, 2014
- Alexandre Cesar Azevedo, Antonio Carlos F. Santos
Teaching
optics to blind pupils
Physics Education, v. 49, n. 4, p. 383-387, 2014
- Alexandre C. Tort
An exercise
on Gauss' law for gravitation: The flat Earth model
Physics Education, v.49, n. 6, p. 629-631, 2014
- Leonardo P. Vieira, Vitor O. M. Lara, Amaral, Dayanne F. Amaral,
Daiara Faria
Demonstrations
of magnetic phenomena: Measuring the air permeability using tablets
Physics Education, v.49, n. 6, p. 658, 2014
- Mariana Francisquini, Vitorvani Soares, Alexandre C. Tort
O
paradoxo cinemático de Galileu
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 36, n. 1, art. 1304, 2014
- Wanderley P. Gonçalves Jr, Marta F. Barroso
As
questões de física e o desempenho dos estudantes no ENEM
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 36, n. 1, art. 1402, 2014 (arXiv: 1311.3905)
- Francisco A. G. Parente, Antônio Carlos F. Santos, Alexandre C. Tort
O
átomo de Bohr no ensino médio
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 36, n. 1, art. 1502, 2014
- Leonardo P. Vieira, Dayanne F. Amaral, Vitor O. M. Lara
Ondas
sonoras estacionárias em um tubo: análise de problemas e sugestões
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 36, n. 1, art. 1504, 2014
- Leonardo Abeid, Alexandre C. Tort
As
forças de atrito e os freios ABS Revista Brasileira de Ensino de
Física, v. 36, n. 2, art. 2306, 2014
- Alexandre C. Tort
On
the electrostatic energy of two point charges
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 36, n. 3, art. 3301, 2014
- Luiz Raimundo Moreira de Carvalho, Helio Salim de Amorim
Observando
as marés atmosféricas: Uma aplicação da placa Arduino com sensores de
pressão barométrica e temperatura
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 36, n. 3, art. 3501, 2014
- Alexandre C. Tort, Reynaldo Lopes Jr
O
porta-aviões, o torpedo e o círculo de Apolônio
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 36, n. 3, art. 3502, 2014
- Leonardo P. Vieira, Vitor O. M. Lara, Dayanne F. Amaral
Demonstração
da lei do inverso do quadrado com o auxílio de um tablet/smartphone
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 36, n. 3, art. 3505, 2014
- Penha Maria C. Dias, Rodrigo Fernandes Morais
Os
fundamentos mecânicos do Eletromagnetismo
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 36, n. 3, art. 3601, 2014
- Luiz Raimundo Moreira de Carvalho
Gulliver,
os liliputianos e a física
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 36, n. 4, art. 4304, 2014
- Alexandre Cesar Azevedo, Antonio Carlos F. Santos
Ciclos
de aprendizagem no ensino de física para deficientes visuais
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 36, n. 4, art. 4402, 2014
- Eduardo de Souza, Deise M. Vianna
Usando a física em quadrinhos para estudar a diferença
entre inversão e reversão da imagem num espelho plano
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 31, n. 3, p. 601-613, 2014
- Alexandre C. Tort
Pauli
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 31, n. 3, p. 739-741, 2014
- Ildeu de Castro Moreira
A
ciência, a ditadura e os físicos
Ciência e Cultura, v. 66, n. 4, p. 48-53, 2014
- Deise Miranda Vianna, Weverton S. Jesus, Renato Santos Araujo
Formação de Professores de Química: a realidade dos
cursos de Licenciatura segundo os dados estatísticos
Scientia Plena, v. 10, n. 8, art. 087215, 2014
2013
- Mariana Francisquini, Vitorvani Soares, Alexandre C. Tort
Galileo's
kinematical paradox and the expanding circle of simultaneity
Physics Education, v. 48, n. 6, p. 702-704, 2013.
- Carlos E. Aguiar, Eric B. Lopes, Antonio Carlos F. Santos, Walter S.
Santos
The goldfish over
the rainbow
The Physics Teacher, v. 51, p. 522-523, 2013.
- Reinaldo de Melo e Souza, Wilton J.M. Kort-Kamp, Cassio Sigaud,
Carlos Farina
Image method in the
calculation of the van der Waals force between an atom and a
conducting surface
American Journal of Physics, v. 81, n. 5, p. 366-376, 2013
- Antonio Carlos F. Santos, Carlos E. Aguiar, Walter S. Santos
Electromagnetic wave
velocities: an experimental approach
European Journal of Physics, v. 34, n. 3, p. 591-597, 2013
- Penha Maria C. Dias, Terezinha J. Stuchi
What
can numerical computation do for the history of science? (study of an
orbit drawn by Newton on a letter to Hooke)
European Journal of Physics, v. 34, n. 6, p. 1465-1485, 2013
- Paulo Victor S. Souza, Raul Donangelo, Alexandre C. Tort
Constructing the concept of acceleration
Latin-American Journal of Physics Education, v. 7, n. 2, p. 171-174,
2013
- Penha Maria C. Dias
A
dinâmica na geometria (o cálculo da força centrífuga feito por
Huygens) Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 35, n. 1,
art. 1602, 2013
- Alexandre C. Tort, Felipe Nogarol
Revendo
o debate sobre a idade da Terra
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 35, n. 1, art. 1603, 2013
- Antônio Carlos F. Santos, Leandro Nery
Utilizando
analogias para a visualização de equipotenciais com uma planilha de
dados
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 35, n. 2, art. 2401, 2013
- Paulo Victor S. Souza, Penha Maria C. Dias, Filipe P. M. Santos
Ensinando
a natureza estatística da Segunda Lei da Termodinâmica no Ensino Médio
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 35, n. 2, art. 2502, 2013
- Vitorvani Soares, Alexandre C. Tort, André G. de Oliveira Gonçalves
Uma
nota sobre o movimento parabólico: uma elipse e um círculo inesperados
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 35, n. 2, art. 2701, 2013
- Vitor O. M. Lara, Leonardo P. Vieira
Macrofotografia
com um tablet: aplicações ao ensino de ciências
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 35, n. 3, art. 3503, 2013
- Francisco A. G. Parente, Antônio Carlos F. Santos, Alexandre C. Tort
Os
100 anos do átomo de Bohr
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 35, n. 4, art. 4301, 2013
- Fernando de Souza Barros
As
passagens de Cesar Lattes e de Leite Lopes pela Ilha do Fundão
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 35, n. 4, art. 4701, 2013
- Antônio Carlos F. Santos
Um raio no céu azul
Scientific American Brasil: Aula Aberta, n. 15, p. 64-65, 2013
- Marta Maximo Pereira
Interações discursivas em pequeno grupo durante uma
atividade investigativa sobre determinação da aceleração da gravidade
Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, v. 15, n. 2, p. 65-85, 2013
2012
- Marcus V. Pereira, Susana L. de Souza Barros, Luiz A. C. Rezende
Filho, Leduc H. A. Fauth
Audiovisual physics
reports: students' video production as a strategy for the didactic
laboratory
Physics Education, v. 47, n. 1, p. 44-51, 2012.
- Marcus Bezerra, Wilton J. M. Kort-Kamp, Marcus V. Cougo Pinto, Carlos
Farina
How to introduce the
magnetic dipole moment
European Journal of Physics, v. 33, n. 5, p. 1313-1320, 2012.
- Carlos E. Aguiar, Marta M. Pereira
O
computador como cronômetro
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 34, n. 3, art. 3303, 2012.
- Paulo Victor S. Souza, Raul Donangelo
Velocidades
média e instantânea no ensino médio: uma possível abordagem
Revista Brasileira de Ensino de Física, v.34, n.3, art 3503, 2012.
- Deise M. Vianna, Renato S. Araujo
Ouvindo
os formadores nas Licenciaturas em Física a Distância sobre as
políticas públicas educacionais
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 29, p. 448-468, 2012.
- Antonio Carlos F. Santos, Carlos E. Aguiar
Ondas e Terremotos
Scientific American Brasil: Aula Aberta, n. 12, p. 56-57, 2012.
- João R. T. de Melo Neto
De
príncipes, quarks, misses e físicos
Ciência Hoje n. 291, p.81, 2012.
- João R. T. de Melo Neto
O
choro da energia abandonada
Ciência Hoje n. 294, p. 69, 2012.
- João R. T. de Melo Neto
Batman,
tecnologia e fusão nuclear
Ciência Hoje n. 297, p. 43, 2012.
2011
- Carlos E. Aguiar, Marta M. Pereira
Using the soundcard
as a timer
The Physics Teacher, v. 49, p. 33-35, 2011.
- Wilton J. M. Kort-Kamp, Carlos Farina
On the exact
electric and magnetic fields of an electric dipole
American Journal of Physics, v. 79, n. 1, p. 111-114, 2011.
- Alexandre C. Tort e Felipe Nogarol
Another look at
Helmholtz' model for the gravitational contraction of the Sun
European Journal of Physics, v. 32, n. 6, p. 1679-1685, 2011.
- Luiz Cezar M. Silva, Wilma M. S. Santos e Penha M. C. Dias
A
carga específica do elétron. Um enfoque histórico e experimental
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 33, n. 1, art. 1601, 2011.
- Anderson R. Souza, Alexsander C. Paixão, Diego D. Uzêda, Marco A.
Dias, Sergio Duarte e Helio S. Amorim
A
placa Arduino: uma opção de baixo custo para experiências de física
assistidas pelo PC
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 33, n. 1, art. 1702, 2011.
- Alexandre C. Tort
Algumas
observações sobre o círculo de Apolônio e o seu emprego no método das
imagens
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 33, n. 1, art. 1704, 2011.
- Alexandre C. Tort
Gauss'
law, infinite homogenous charge distributions and Helmholtz theorem Revista
Brasileira de Ensino de Física, v. 33, n.2, art. 2701, 2011.
- Darlan O. S. Gomes, Walter S. Santos, Antonio Carlos F. Santos,
Carlos E. Aguiar
Medida
da velocidade da luz em linhas de transmissão
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 33, n. 3, art. 3307, 2011.
- Marcus V. Pereira, Susana L. de Souza Barros, Luiz A. C. Rezende
Filho, Leduc H. A. Fauth
Demonstrações experimentais de Física em formato
audiovisual produzidas por alunos do ensino médio
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 28, n. 3, p. 676-692, 2011
- Sonia Krapas, Glória R. P. C. Queiroz, Diego Uzeda
O tratado sobre a luz de Huygens: comentários
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 28, n. 1, p. 123-151, 2011
- Deise M. Vianna e Renato S. Araujo
A
carência de professores de ciências na educação básica e a ampliação
das vagas no ensino superior Ciência & Educação, v. 17, n. 4,
p. 807-822, 2011
- Carlos Schroeder, Eliane A. Veit, Marta F. Barroso
Formação continuada de professores das séries iniciais
na modalidade semi-presencial: aprendendo ciências com atividades
mãos-na-massa
Experiências em Ensino de Ciências, v. 6, n. 2, p. 19-30, 2011.
- Marta M. Pereira, Vitorvani Soares, Viviane A. Andrade
Escrita como ferramenta indicativa das possíveis
contribuições de uma atividade investigativa sobre temperatura para a
aprendizagem
Experiências em Ensino de Ciências, v. 6, n. 3, p. 118-132, 2011.
- Filadelfo C. Santos, Vitorvani Soares, Alexandre C. Tort
Uma
tradução da demonstração original do teorema de Bertrand
Revista Brasileira de História da Ciência, v. 4, n. 1, p. 92-97, 2011.
- Leonardo R. F. Abeid e Alexandre C. Tort
Discutindo
os freios ABS no ensino médio
A Física na Escola, v.12, n.1, 2011
- Sandro S. Fernandes, Deise M. Vianna
"Da
Arca de Noé à Enterprise": uma atividade investigativa envolvendo
sistema métrico
A Física na Escola, v.12, n. 2, 2011
- Marta M. Pereira
LHC:
o que é, para que serve e como funciona
A Física na Escola, v.12, n.1, 2011
- Walter S. Santos, Antonio Carlos F. Santos, Carlos E. Aguiar
Ótica com índice de
refração negativo
Scientific American Brasil: Aula Aberta, n. 9, p. 58-59, 2011
- Filadelfo C. Santos, Vitorvani Soares, Alexandre C. Tort
An English Translation of Bertrand's Theorem
Latin-American Journal of Physics Education, v. 5, n. 4, p. 694-696,
2011
- Marta Maximo Pereira
"Ufa!! Que calor é esse?! Rio 40 ºC" - Uma proposta
para o ensino dos conceitos de calor e temperatura no Ensino Médio
Ciência em Tela, v. 4, n. 2, 2011
2010
- Filadelfo C. Santos, Vitorvani Soares, Alexandre C. Tort
A note on the
conservation of mechanical energy and the Galilean principle of
relativity
European Journal of Physics, v. 31 p. 827-834, 2010.
- Márcio M. Taddei, Tarciro N. C. Mendes, Carlos Farina
An introduction to
dispersive interactions
European Journal of Physics, v. 31, p. 89-99, 2010.
- Alexandre C. Tort
Another example of
classical renormalization in electrostatics
European Journal of Physics, v. 31, p. L49-L50, 2010.
- Antonio C. F. Santos
The
first steps in vision in the classroom
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 32, n. 2, art. 2303, 2010.
- Paulo Fonseca, Aliane S. Zamorano, Hugo Luna, Antonio C. F. Santos
Estudo
do poder de frenamento de partículas alfa na matéria
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 32, n. 2, art. 2305, 2010.
- Marta F. Barroso, Igor Borgo
Jornada
no Sistema Solar
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 32, n. 2, art. 2502, 2010.
- Bruno Feldens, Penha M. C. Dias, Wilma M. S. Santos
E
assim se fez o quantum...
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 32, n. 2, art. 2602, 2010.
- Marcus Vinicius Pereira e Susana de Souza Barros
Análise
da produção de vídeos por estudantes como uma estratégia alternativa
de laboratório de física no Ensino Médio
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 32, n. 4, art. 4401, 2010.
- Renato Santos Araujo e Deise Miranda Vianna
A
história da legislação dos cursos de Licenciatura em Física no Brasil:
do colonial presencial ao digital a distância
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 32, n. 4, art. 4403, 2010.
- Magali F. C. Lima, Vitorvani Soares
Brincar
para construir o conhecimento: jogo e cinemática
A Física na Escola, v.11, n. 1, p. 24-26, 2010.
- Alexandre César Azevedo
Construção
gráfica para alunos cegos
A Física na Escola, v. 11, n. 1, p. 48, 2010.
- Eros S. Ramos, Deise M. Vianna, S. P. Pinto
Ciência,
Tecnologia, Meio Ambiente e o ensino de Física: uma experiência em
sala de aula
Ciência em Tela, v.2, n. 2, 2009 (publicado em 2010).
2009
- Carlos E. Aguiar, Anderson R. Souza
Google Earth Physics
Physics Education, v. 44, p. 624-626, 2009.
Versão em chinês:
http://www.qiji.cn/
- Wilma M. S. Santos, A. M. Luiz, C. R. Carvalho
A proposal to
introduce a topic of contemporary physics into high-school teaching
Physics Education, v. 44, p. 511-616, 2009.
- A. E. G. Falcão Jr., R. A. Gomes, J. M. Pereira, L. F. S. Coelho,
Antonio C. F. Santos
Cellular phones
helping to get a clearer picture of kinematics
The Physics Teacher, v. 47, p. 167-168, 2009.
Versão em farsi:
Roshd v. 25, n. 91, p. 56-57, 2010
- Carlos E. Aguiar, F. Barone
Rutherford
scattering with radiation damping
American Journal of Physics, v. 77, p. 293-384, 2009.
- R. de Melo e Souza, Marcus V. Cougo Pinto, Carlos Farina, M. Moriconi
Multipole radiation fields
from the Jefimenko equation for the magnetic field and the
Panofsky-Phillips equation for the electric field
American Journal of Physics, v. 77, p. 67-72, 2009.
- M. M. Taddei, T. N. C. Mendes, Carlos Farina
Subtleties in energy
calculations in the image method
European Journal of Physics, v. 30, p. 965-972, 2009.
- R. S. Araujo, Deise M. Vianna
Formação de professores de Ciências e Física na
Internet: porque um site de recomendação de conteúdos
Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 8, p. 171-192,
2009.
- Alexandre C. Tort
Dois
problemas práticos de eletricidade vitoriana e sua discussão no ensino
secundário e universitário
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 31, n. 2, art. 2304, 2009.
- Carlos E. Aguiar
Ótica e geometria dinâmica
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 31, n. 3, art. 3302, 2009.
- Carlos E. Aguiar, D. Baroni, Carlos Farina
A
órbita da Lua vista do Sol
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 31, n. 4, art. 4301, 2009.
- Marco A. Dias, Helio S. Amorim e Susana L. S. Barros
Produção de fotografias estroboscópicas sem lâmpada
estroboscópica
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 26, p. 492-513, 2009.
- E. Gama, Marta F. Barroso
Física
na Escola na Europa
A Física na Escola, v. 10, n. 2, p. 32-35, 2009.
- Magali F. C. Lima, T. Rappoport
A sala de aula, o ensino de física e as novas
tecnologias
Ciência em Tela, v. 2, n. 1, 2009.
- A. R. C. Romaguera, C. M. Smith, Mauro M. Doria
Supercondutividade de
alta temperatura crítica: passado, presente e futuro de um fenômeno
ainda misterioso
Ciência Hoje, v. 44, n. 263, p. 42-48, 2009.
2008
- F. Rezende, Susana L. S. Barros
Students'
navigation patterns in the interaction with a mechanics hypermedia
program
Computers & Education, v. 50, p. 1370-1382, 2008.
- V. Ovalle, D. R. Otomar, J. M. Pereira, N. Ferreira, R. R. Pinho,
Antonio C. F. Santos
Studying charged
particle optics: an undergraduate course
European Journal of Physics, v. 29, p. 251-256, 2008.
- R. C. Ferreira, Wilma M. S. Santos, Penha M. C. Dias
Construção
do conceito de 'momento de uma força' a partir de experimentos
relacionados ao cotidiano
A Física na Escola, v. 9, n. 1, p. 37-39, 2008.
- Almir G. Santos, Fernando S. Barros
Ondas
de água: uma revisão ao nível médio
A Física na Escola, v. 9, n. 2, p. 14-16, 2008.
- Fernando S. Barros
Tendências Atuais dos Projetos de Armas Nucleares
Ciência em Tela, v. 1, n. 1, p. 1-8, 2008.
- R. S. Araujo, Deise M. Vianna
Discussões sobre a remuneração dos professores de
Física na Educação Básica
Ciência em Tela, v. 1, n. 2, p. 1-9, 2008.
- Mauro M. Doria, A. R. C. Romaguera
Supercondutividade:
que vibrações são essas?
Ciência Hoje, v. 42, n. 249, p. 14-15, 2008.
- Fernando S. Barros
A banalização das
armas nucleares
Ciência Hoje, v. 42, n. 250, p. 69-71, 2008.
2007-2003
- Santos, F. C. ; Santos, W. M. S. ; Berbat, S. C.
Uma
análise da flutuação dos corpos e o princípio de Arquimedes
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 29, n. 2, p. 295-298, 2007.
- Fonseca, P. ; Santos, A. C. F. ; Montenegro, E. C.
A
very simple way of measuring the coaxial cable impedance
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 29, n. 3, p. 373-375, 2007.
- Oliveira, F. F. ; Vianna, D. M. ; Gerbassi, R. S.
Física
moderna no ensino médio: o que dizem os professores
Revista Brasileira de Ensino de Física, vol. 29, n. 3, p. 447-454, 2007.
- Pilling, D. P. A. ; Dias, P. M. C.
A
hipótese heliocêntrica na Antigüidade
Revista Brasileira de Ensino de Física, vol. 29, n. 4, p. 613-623, 2007.
- Dias, P. M. C.
À
procura do trabalho perdido
Revista Brasileira de Ensino de Física, vol. 29, n. 4, p. 493-498, 2007.
- Pinto, S. P. ; Fonseca, O. M. ; Vianna, D. M.
Formação
continuada de professores: Estratégia para o ensino de Astronomia nas
séries iniciais
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 24, n. 1, p. 71-86, 2007.
- Paula, A. G. ; Vianna, D. M.
Levitação
Eletrodinâmica: ensino de Física, baseado no enfoque CTS, na discussão
para a melhoria da qualidade do ar
A Física na Escola, v. 8, n. 1, p. 35-39, 2007.
- Bernardo, J. R. R., Vianna, D. M., Fontoura, H. A.
Produção e consumo da energia elétrica: a construção
de uma proposta baseada no enfoque
ciência-tecnologia-sociedade-ambiente (CTSA)
Ciência & Ensino, v. 1, número especial, 2007.
- Santos, A. C. F. ; Magalhaes, S. ; Faria, N. V. C.
An undergraduate
course in experimental atomic and molecular physics using an
accelerator
Nuclear Instruments & Methods in Physics Research B, v. 261, p. 264,
2007.
- Fernando S. Barros
Nuclear Fuel
Banks: A View From the South
Forum of Physics & Society, v. 36, n. 4, p. 10-13, 2007.
- Barbosa, V. C. ; Breitschaft, A. M. S.
Um
aparato experimental para o estudo do príncipio de Arquimedes
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 28, p. 115-122, 2006.
- Sinflorio, D. A. ; Fonseca, P. ; Coelho, L. F. S. ; Santos, A. C. F.
Teaching
electromagnetism to high-school students using particle accelerators
Physics Education, v. 41, p. 539-541, 2006.
- Santos, F. C. ; Coutinho, Y. A. ; Ribeiro-Pinto, L. ; Tort, A. C.
The motion of two
masses coupled to a finite mass spring
European Journal of Physics, v. 27, p. 1037-1051, 2006.
- Pinto, S. P. ; Vianna, D. M.
Atuando
na sala de aula após a reflexão sobre uma oficina de astronomia
Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 6, n. 1,
2006.
- Pires D. P. L. ; Afonso J. C. ; Chaves, F. A. B.
Do termoscópio ao termômetro digital: quatro séculos
de termometria
Química Nova, v. 29, p. 1393-1400, 2006.
- Pires D. P. L. ; Afonso J. C. ; Chaves, F. A. B.
A
termometria nos séculos XIX e XX
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 28, p. 101-114, 2006.
- Dias, P. M. C.
F=ma?!!!
(O Nascimento da Lei Dinâmica)
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 28, p. 205-234, 2006.
- Filipeki, A. T. ; Barros, S. L. S. ; Elia, M. F.
A
visão dos pesquisadores-orientadores de um programa de vocação
científica sobre a iniciação científica de estudantes do ensino médio.
Ciência e Educação, v. 12, n. 2, p. 199-216, 2006.
- Berbat, S. C. ; Santos, W. M. S. ; Gaspar, M. B.
Formalizando a hidrostática no cotidiano.
Panorâmica Multidisciplinar, v. 6, p. 99-113, 2006.
- Carlos Farina ; M. Burrowes
Sobre o pêndulo isócrono de Christiaan Huygens
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 27, n. 2, p.175-179, 2005.
- Pinto, S, P. ; Vianna, D. M.
A ação-reflexão na formação continuada de professores.
Enseñanza de las Ciencias, v. extra, 2005.
- Vianna, D. M. ; Bernardo, J. R. R.
O Eletromagnetismo no contexto de um sistema elétrico: uma abordagem
apoiada no enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade.
Enseñanza de las Ciencias, v. extra, 2005.
- Barros, F. S.
O
Manifesto Russel - Einstein e as Conferências Pugwash
A Física na Escola, v. 6, n.1, p. 15-22, 2005.
- Fernandes, B. C. ; Santos, W. M. S. ; Dias, P. M. C.
Onde
está o atrito? Discussão de dois experimentos que exemplificam a Lei
da Inércia
A Física na Escola, v. 6, n. 2, p. 17-19, 2005.
- Rezende, F. ; Barros, S. L. S.
A
Hipermídia e a Aprendizagem de Ciências: Exemplos na Área de Física
Física na Escola, v. 6, n. 1, p. 63-68, 2005.
- Santos, F. C. ; Tort, A. C.
The electrostatic
field of a point charge and an electrical dipole in the presence of a
conducting sphere
European Journal of Physics, v. 25, p. 859-868, 2004.
- Tort, A. C. ; Cunha, A. M. ; Assis, A. K. T.
Uma
tradução comentada de um texto de Maxwell sobre ação a distância
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 26, p. 273-282, 2004.
- Carlos E. Aguiar ; G. Rubini
A
Aerodinâmica da Bola de Futebol
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 26, n. 4, p. 297-306, 2004.
- Dias, P. M. C. ; Santos, W. M. S. ; Souza, M. T. M.
A
Gravitação Universal (Um Texto para o Ensino Médio)
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 26, n. 3, p. 257-271, 2004.
- Dias, P. M. C.
Tradução
Comentada de um Clássico de Copérnico
Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 26, p. 195-196, 2004.
- Santos, A. C. F. ; Frohlich, A.
Collision Cross
Sections and the Size of a Coin
Physics Education, v. 38, p. 336-339, 2003.
- Carlos E. Aguiar ; F. Laudares
Listening to the
coefficient of restitution and the gravitational acceleration of a
bouncing ball
American Journal of Physics, v. 71, n. 5, p. 499-501, 2003.
- Carlos Farina ; Alexandre C. Tort ; F. C. Santos
Note on the Lorentz
force, magnetic charges and the Casimir effect
European Journal of Physics, v. 24, p. N5-N9, 2003.
- Carlos Farina ; F. Barone ; H. Boschi-Filho.
Three methods for
calculating the Feynman propagator
American Journal of Physics, v. 71, p. 483-491, 2003.
- Barros, S. L. S. ; Rezende, F.
Diseño instrucional de un sistema hypermedia utilizando elementos del
cambio y del desarrollo conceptual para la conceptual para la
aprendizaje de la fisica.
Enseñanza de las Ciencias, v. extra, p. 103-109, 2003.
- Rezende, F. ; Barros, S. L. S. ; Lopes, A. M. A. ; Araújo, R. S.
InterAge:
um ambiente virtual construtivista para formação continuada de
professores de Física
Caderno Catarinense de Ensino de Física, v. 20, n. 3, p. 372-390, 2003.