Universidade Federal do Rio de Janeiro
Mestrado Profissional em Ensino de Física


Disciplinas Obrigatórias

1 crédito = 15 horas-aula



Descrição das Disciplinas


TÓPICOS DE FÍSICA CLÁSSICA I

Objetivo

Apresentar as formulações Lagrangeana e Hamiltoniana da mecânica, comparando-as à abordagem Newtoniana. Discutir a dinâmica de sistemas caóticos simples e o alcance do determinismo na física clássica.

Ementa

1) Coordenadas generalizadas. O princípio da ação mínima; equações de Euler-Lagrange; aplicações. Simetrias e leis de conservação. Momento canônico. Equações de Hamilton.
2) Caos determinístico.

Bibliografia

-R.P. Feynman, R.B. Leighton, M. Sands, The Feynman Lectures on Physics, vol. 2, cap. 19 (Addison Wesley, 1970).
-L. Landau, E. Lifchitz, Curso de Física - Mecânica, caps. 1,2,7 (Hemus, 2004).
-J.D. de Deus, M. Pimenta, A. Noronha, T. Peña, P. Brogueira, Introdução à Física (McGraw-Hill, 2000).
-R.P. Feynman, O que é uma Lei Física?, cap. 4 (Gradiva, 1989).
-T.W.B. Kibble, F.H. Berkshire, Classical Mechanics (Imperial College Press, 2004).
-G. L. Baker, J. P. Gollub, Chaotic Dynamics: an Introduction (Cambridge, 1990).
-R.M. May, Simple Mathematical Models with Very Complicated Dynamics, Nature 261 (1976) 459.


TÓPICOS DE FÍSICA CLÁSSICA II

Objetivo

Discussão da eletrodinâmica de Maxwell, com ênfase na propagação e emissão da radiação eletromagnética. Apresentação da teoria da relatividade restrita em seus aspectos experimentais, conceituais e formais.

Ementa

1) As equações de Maxwell. Invariância de calibre. Ondas eletromagnéticas; polarização. Vetor de Poynting. Potenciais retardados. O oscilador de Hertz.
2) A relatividade galileana e a eletrodinâmica. O experimento de Michelson-Morley. A relatividade restrita. Transformação de Lorentz. Adição de velocidades. Efeito Doppler. Momento e energia relativísticos. O espaço-tempo de Minkowski; quadrivetores e quadritensores. Transformação de Lorentz dos campos eletromagnéticos. Noções sobre relatividade geral.

Bibliografia

-H.M. Nussenzveig, Curso de Física Básica: Eletromagnetismo, cap. 12 (Blucher, 2002).
-H.M. Nussenzveig, Curso de Física Básica: Ótica, Relatividade, Física Quântica, cap. 6 (Blucher, 2002).
-R.P. Feynman, R.B. Leighton, M. Sands, The Feynman Lectures on Physics, vol. 2 (Addison Wesley, 1970).
-D. J. Griffths, Introduction to Electrodynamics (Prentice Hall, 1998).
-R. Resnick, Introdução à Relatividade Especial (EDUSP, 1971).
-E.F. Taylor, J.A. Wheeler, Spacetime Physics (Freeman, 1992).


MECÂNICA QUÂNTICA

Objetivo

Apresentar os princípios fundamentais da mecânica quântica, com aplicações que evidenciem a sua capacidade de descrever o mundo microscópico.

Ementa

Fenômenos quânticos. Estrutura conceitual e formal da mecânica quântica. O sistema de dois níveis; aplicações. Sistemas em uma dimensão; aplicações. Momento angular e spin. Bósons e férmions.

Bibliografia

-H.M. Nussenzveig, Curso de Física Básica: Ótica, Relatividade, Física Quântica, caps. 7-10 (Blucher, 2002,).
-R.P. Feynman, R.B. Leighton, M. Sands, The Feynman Lectures on Physics, vol. 3 (Addison Wesley, 1970).
-R.P. Feynman, QED: The Strange Theory of Light and Matter (Princeton, 1985).
-O. Pessoa Jr., Conceitos de Física Quântica (Livraria da Física, 2003).
-D. J. Griffths, Introduction to Quantum Mechanics (Prentice Hall, 1994).
-R. Müller, H. Wiesner, Teaching quantum mechanics on an introductory level, American Journal of Physics 70 (2002) 200; 70 (2002) 887.
-I.M. Greca, M.A. Moreira, V.E. Herscovitz, Uma proposta para o ensino de mecânica quântica, Revista Brasileira de Ensino de Física, 33 (2001) 444.
-O. Nairz, M. Arndt, A. Zeilinger, Quantum interference experiments with large molecules, American Journal of Physics 71 (2003) 319.
-P.G. Kwiat, L. Hardy, The mystery of the quantum cakes, American Journal of Physics 68 (2000) 33.


MÉTODOS MATEMÁTICOS

Objetivo

Introdução à álgebra linear, com ênfase nas aplicações à mecânica quântica e à física ondulatória.

Ementa

Números e funções complexas. Espaços vetoriais. Bases. Operadores lineares. Matrizes. Produto interno. Autovetores e autovalores; diagonalização. Série e transformada de Fourier. Equações diferenciais lineares.

Bibliografia

-E. Butkov, Física Matemática, caps. 2,4,10 (LTC, 1988).


APRENDIZAGEM EM FÍSICA

Objetivo

Apresentação de uma resenha dos estudos sistemáticos realizados nos últimos 30 anos, decorrentes da observação e pesquisa da aprendizagem dos alunos em física, sua compreensão dos conceitos físicos, modelos e formas de raciocínio. Discussão de vários aspectos relevantes para o ensino dos conceitos mais fundamentais da física introdutória, que abrangem os tópicos usualmente apresentados no ensino médio e fundamental, e em parte do ensino básico universitário.

Ementa

As dificuldades dos alunos e o pensamento crítico, processos de desenvolvimento do raciocínio abstrato formal. Os problemas do desenvolvimento cognitivo e o domínio conceitual: interpretação de relações funcionais entre grandezas físicas, representações gráficas, linguagem do cotidiano e linguagem científica. Revisão tópica de conceitos de física: cinemática, dinâmica elementar, eletricidade e eletromagnetismo, ondas e luz, primórdios da física moderna.

Bibliografia

-A. B. Arons, A Guide to Introductory Physics Teaching (Wiley, 1990).
-Livros didáticos de 2o e 3o graus.
-Artigos publicados em periódicos.


TÓPICOS DE ENSINO DE FÍSICA

Objetivo

Conhecer, compreender e aplicar em sala de aula as diversas estratégias de ensino, refletindo sobre sua contribuição para a eficiência da aprendizagem de física.

Ementa

Comunicação de ciência. Preparação de atividades para a sala de aula. Métodos formais e informais de avaliação. Construção de instrumentos: diagnósticos, testes, provas. O laboratório e tecnologias aplicadas ao ensino. Análise do livro didático. Teorias da aprendizagem: Psicodidáticas - Piaget, Vygotsky, Ausubel, Gagné. Psicosociais - Lemke, Roth. Condutistas - Thorndike, Skinner. A pesquisa em ensino de física e a sala de aula.

Bibliografia

-R. Porlan, A. Rivero, El conocimiento de los profesores (Diada, 1998).
-M. Monk, J. Dillon, Learning to teach science (Falmer, 1995).
-M.A. Moreira, Teorias de Aprendizagem (EPU, 1999).
-C. Coll e outros, Psicologia do ensino (ARTMED, 1997).
- F. Perrrenoud, Novas competências para ensinar (ARTMED, 2000).
-F. Hernandez e M. Ventura, Organização do currículo por projetos de trabalho, 5a ed. (ARTMED, 1996).
-J. Leach, A.C. Paulsen, Practical work in science education: recent research studies (Kluwer, 1999).
-Artigos publicados em periódicos.


HISTÓRIA DA FÍSICA

Objetivo

Discussão da formação das categorias conceituais da Física. Discussão dos fundamentos epistemológicos das leis da Física.

Ementa

Construção do programa mecanicista. Concepção mecanicista da natureza: séculos XVII e XVIII. Transformação da descrição mecanicista da natureza: séculos XIX e XX; concepção probabilística.

Bibliografia

-E.J. Djksterhuis, The Mechanization of the World Picture (Princeton, 1986).
-R. Westfall, The Construction of the Modern Science (Cambridge, 1977).
-P.M. Harmann, Energy, Force and Matter (Cambridge, 1985).