Universidade Federal do Rio de Janeiro
Mestrado Profissional em Ensino de Física


Disciplinas Eletivas

1 crédito = 15 horas-aula


Descrição das Disciplinas



FÍSICA ESTATÍSTICA
Ementa
Macroestados e microestados. Multiplicidade e entropia. Irreversibilidade. Energia e temperatura. A distribuição de Boltzmann; aplicações. As distribuições de Bose-Einstein e Fermi-Dirac; aplicações. Movimento browniano.
Bibliografia
-R. Baierlein, Thermal Physics (Cambridge, 1999).
-D.V. Schroeder, An Introduction to Thermal Physics (Addison-Wesley, 2000).
-F. Reif, Statistical Physics: Berkeley Physics Course, vol. 5 (McGraw Hill, 1967).

TERMODINÂMICA
Ementa
Leis gerais da termodinâmica. Gás ideal. Estados de equilíbrio e processos de equilíbrio. Temperatura e entropia. Trabalho. Energia (primeira lei). Processos cíclicos. Ciclo de Carnot (segunda lei). Teorema de Nernst (terceira lei). Coeficientes termodinâmicos. Processos politrópicos. Gás real. Potenciais termodinâmicos. Transições de fase. Equilíbrio de fases.
Bibliografia
-H. B. Callen, Thermodynamics and an Introduction to Thermostatistics, Wiley, 1985.
- M. Zemansky e R. H. Dittman, Heat and Thermodynamics, 7a ed., McGraw-Hill, 1997.
- IU. B. Rumer e M. S. Ryvkin, Thermodynamics, statistical physics and kinetics, Mir, 1980.

TÓPICOS DE FÍSICA ONDULATÓRIA
Ementa
Fenômenos ondulatórios. Aplicações da teoria ondulatória a diferentes áreas da Física.
Bibliografia
-A.P. French, Vibrações e Ondas (UnB, 2001).
-F.S. Crawford, Waves: Berkeley Physics Course, vol. 3, (McGraw-Hill, 1968).
-H. Georgi, The Physics of Waves (Prentice-Hall, 1992).
-T.D. Rossing e C. J. Chiaverina, Resource Letter: Teaching light and color, American Journal of Physics 68 (2000) 881?887
-T.D. Rossing, Resource Letter: Musical acoustics, American Journal of Physics 55 (1987) 589-601 -E. Hecht, Óptica (Calouste Gulbekian, 1991)
-Artigos publicados em periódicos.

TÓPICOS DE MECÂNICA QUÂNTICA
Ementa
Aplicações da mecânica quântica a diferentes áreas da Física. Tópicos avançados de teoria quântica.
Bibliografia
-Special issue on quantum mechanics, American Journal of Physics 70 (2002) 199-367
-M.C. Gutzwiller, Resource Letter: The Interplay between Classical and Quantum Mechanics, American Journal of Physics 66 (1998) 304-324
-L.E. Ballentine, Resource letter: Foundations of quantum mechanics since the Bell inequalities, American Journal of Physics 55 (1987) 785-792
-B.S. Dewitt, R.N. Graham, Resource Letter: Interpretation of Quantum Mechanics, American Journal of Physics 39 (1971) 724-738
-Artigos publicados em periódicos.

TÓPICOS DE FÍSICA ATÔMICA E MOLECULAR
Ementa
Átomos de um elétron. Camadas eletrônicas; classificação periódica dos elementos. Ligações moleculares. Espectros atômicos e moleculares. Aplicações da física atômica e molecular.
Bibliografia
-P.A. Tippler, R.A. Llewellyn, Física Moderna (LTC, 2001).
-Artigos publicados em periódicos.

TÓPICOS DE FÍSICA DA MATÉRIA CONDENSADA
Ementa
Estrutura dos sólidos. Teoria de bandas. Condução elétrica. Semicondutores. Supercondutividade. Aplicações da física da matéria condensada.
Bibliografia
-P.A. Tippler, R.A. Llewellyn, Física Moderna (LTC, 2001).
-Artigos publicados em periódicos.

TÓPICOS DE FÍSICA NUCLEAR
Ementa
Características do núcleo atômico. Decaimento radioativo. Modelos nucleares. Fissão e fusão. Aplicações da física nuclear.
Bibliografia
-P.A. Tippler, R.A. Llewellyn, Física Moderna (LTC, 2001).
-C. K. Chung, Introdução à Física Nuclear (UERJ, 2001).
-D.P. Menezes, Introdução à Física Nuclear e de Partículas Elementares (UFSC, 2002).
-K.S. Krane, Introductory Nuclear Physics (Wiley, 1988).
-Artigos publicados em periódicos.

TÓPICOS DE FÍSICA DE ALTAS ENERGIAS
Ementa
Interações fundamentais; hádrons e léptons. Quarks e a estrutura hadrônica. Modelo Padrão; bósons de calibre. Temas atuais da física de altas energias.
Bibliografia
-R.C. Hovis e H. Kragh, Resource Letter: History of elementary-particle physics, American Journal of Physics 59 (1991) 779-807
-J.L. Rosner, Resource Letter: The standard model and beyond, American Journal of Physics 71 (2003) 302-318
-O. W. Greenberg, Resource Letter: Quarks, American Journal of Physics 50 (1982) 1074-1089
-M.C. Abdalla, O Discreto Charme das Partículas Elementares (Ed. Unesp, 2004).
-Artigos publicados em periódicos.

TÓPICOS DE ASTROFÍSICA E COSMOLOGIA
Ementa
Estrutura e evolução estelar. Lei de Hubble; expansão do Universo. O big bang. Radiação cósmica de fundo. Matéria e energia escuras. Inflação.
Bibliografia
-P.A. Tippler, R.A. Llewellyn, Física Moderna (LTC, 2001).
-J. Silk, O Big Bang (Ed. Unb, 1988).
-E.R. Harrison, Cosmology (Cambridge, 2000).
-B. Ryden, Introduction to Cosmology (Addison Wesley, 2003).
-A.R. Liddle, An Introduction to Modern Cosmology (Wiley, 2003).
-J. Bernstein, An Introduction to Cosmology (Prentice Hall, 1998).
-Artigos publicados em periódicos.

TÓPICOS DE ÓPTICA
Ementa
A evolução das idéias da óptica. Teoria eletromagnética, fótons e luz. A propagação da luz. Óptica geométrica. Polarização. Interferência. Difração. Alguns aspectos da natureza quântica da luz. Temas diversos da óptica contemporânea.
Bibliografia
-E. Hecht, Óptica (Calouste Gulbenkian, 1991).
-Artigos publicados em periódicos.

TÓPICOS DE FÍSICA CONTEMPORÂNEA
Ementa
Temas de interesse atual na Física.
Bibliografia
-Artigos publicados em periódicos.

ELEMENTOS DE ELETRÔNICA ANALÓGICA
Ementa
Teoremas de Norton e Thévenin. Diodos, transistores, amplificadores operacionais. Aplicações.
Bibliografia
- P. Horowitz e W. Hill, The Art of Electronics, Cambridge University Press

ELEMENTOS DE ELETRÔNICA DIGITAL
Ementa
Estados lógicos, portas lógicas, famílias lógicas, lógica combinacional, lógica seqüencial.
Bibliografia
- P. Horowitz e W. Hill, The Art of Electronics, Cambridge University Press

MODELAGEM COMPUTACIONAL
Ementa
Métodos numéricos e modelagem de fenômenos físicos. Métodos básicos; precisão numérica. Integração de equações diferenciais. Métodos de Monte-Carlo. Aplicações ao ensino de Física.
Bibliografia
-H. Gould, J. Tobochnik, W. Christian, Introduction to Computer Simulation Methods: Applications to Physical Systems (Addison-Wesley, 2006).
-W. Christian, M. Belloni, Physlet Physics (Prentice Hall, 2003).

O COMPUTADOR NO LABORATÓRIO DIDÁTICO
Ementa
Interfaciamento e coleta de dados. Conversores analógico-digitais. Transdutores. Robótica.
Bibliografia
-Notas técnicas.
-W.N. Hubin, A course in computer-based data acquisition, American Journal of Physics 70 (2002) 80-85
-C.A. Kocher, A laboratory course in computer interfacing and instrumentation, American Journal of Physics 60 (1992) 246-251

DESENVOLVIMENTO E PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO ÁUDIO-VISUAL
Ementa
Análise do vídeo didático (VD): tipos e características. Uso do VD em sala de aula. Desenvolvimento de roteiro de VD. Elementos técnicos de fotografia; vídeo digital e iluminação. Ilha de edição: tratamento de imagens, áudio e vídeo.
Bibliografia
-Notas técnicas.

DESENVOLVIMENTO E USO DE APLICATIVOS COMPUTACIONAIS NO ENSINO DE FÍSICA
Ementa
Características dos aplicativos computacionais: modelagem e simulação. As ferramentas de produção dos materiais: linguagens de programação. O conceito de objetos de aprendizagem: produção e avaliação. Formas de utilização em diversos ambientes de aprendizagem (presenciais, semipresenciais e a distância) e em diferentes níveis de ensino. Uso de plataformas de Ensino a Distância.
Bibliografia
-Artigos publicados em periódicos
-Notas técnicas

PRODUÇÃO DE MATERIAL PARA LABORATÓRIOS DIDÁTICOS
Ementa
Oficina mecânica: torno, fresa, solda elétrica e acetileno. Oficina eletrônica: construção e reparo de circuitos simples. Oficina de vidros: fabricação de pequenos acessórios de ótica, solda em tubos de vidro alcalino. Oficina de carpintaria.
Bibliografia
-Notas técnicas.

APRENDIZAGEM EM FÍSICA II
Ementa
As dificuldades dos alunos na aprendizagem de física e o ensino de física: pensamento crítico, processos de desenvolvimento do raciocínio abstrato formal, problemas do desenvolvimento cognitivo, o domínio conceitual (interpretação de relações funcionais entre grandezas físicas, representações gráficas, linguagem do cotidiano, linguagem científica). Revisão tópica de conceitos de física e seu ensino: mecânica básica, eletromagnetismo, física ondulatória, letramento científico, física moderna e contemporânea.
Bibliografia
-A. B. Arons, A Guide to Introductory Physics Teaching (Wiley, 1990).
-Artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais.
-Livros didáticos do ensino médio e do ensino superior.

TÓPICOS DE ENSINO POR INVESTIGAÇÃO
Ementa
A construção do conhecimento científico. Atividades investigativas para alunos: processos didáticos, instrumentos, procedimentos de argumentação. Introdução dos estudantes à cultura científica (enculturação).
Bibliografia
- B. Latour, Ciência em Ação (Editora UNESP,2000), p. 11-36
- J.I. Pozo, M.A. Gómez Crespo,  Aprender y enseñar ciencia. (Ediciones Morata, 1998)
- J.L. Lemke, Investigar para el futuro de la educación científica: nuevas formas de aprender, nuevas formas de vivir, Enseñanza de las Ciencias, 24(1), p.5-12 (
2006)
- W.S. Carlsen, Language and Science Learning. In: S.K Abell. and N.G. Lederman (org.), Handbook of Research on Science Education (Lawrence Erlbaum Ass. Pub, 2007), p. 57-74
- S.E. Toulmin, Os usos do argumento (Martins Fontes, 2006)
- J.A. Chamizo Guerrero, Las aportaciones de Toulmin a la enseñanza de las ciencias. Enseñanza de las Ciencias, 25(1), p. 133-146 (2007)
- M.C.M Cappechi, Argumentação numa sala de aula. In: 
A.M.P. Carvalho (org) Ensino de Ciências – Unindo a Pesquisa e a Prática (Thomson Learning, 2004) p. 59-76
M.C.M Cappechi e A.M.P. Carvalho, Atividade de laboratório como instrumento para a abordagem de aspectos da cultura científica em sala de aula. Pro-Posições, v17, n1 (49), p. 137-153 (2006)
- S.Y. Garcia de Cajen e J.M. Dominguez Castiñeiras,  Estrategias de argumentación de los textos sobre La transformación de energia eléctrica, a aprtir de las leyes de electricidad. Enseñanza de las Ciencias, Numero Extra (2005)
- C.E. Reigosa Castro, Una experiência de investigación acción acerca de la redección de informes de laboratório por alumnos de Física y Química de primero bachillerato. Enseñanza de las Ciencias, 24(3), p.325-336
(2006)
- R.J. Locatelli e A.M.P. Carvalho, Uma análise do raciocínio utilizado pelos alunos ao resolverem os problemas propostos nas atividades de conhecimento físico. Rev. Bras. de Pesquisa em Educação em Ciências, v.7, n.3  (2007)

FUNDAMENTOS DA PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA
Ementa
As pesquisas em ensino de Física, principais tendências e dinâmica, a partir da identificação e análise da produção nacional nessa área. Tópicos referentes a diversos temas: ensino e aprendizagem de Ciências; formação de professores de Ciências; Filosofia, História e Sociologia da Ciência; educação em espaços não-formais e divulgação científica; tecnologia da informação, instrumentação e difusão tecnológica; Ciência, Tecnologia e Sociedade; alfabetização científica e tecnológica; didática, avaliação e currículo no ensino de Ciências; Arte, Cultura e educação científica; linguagem e conhecimento no ensino das Ciências.
Bibliografia
-M.A. Moreira, A pesquisa em educação em ciências e a formação permanente do professor de ciências, Educación Científica, p. 71-80 (Universidadde Alcalá, 1999).
-E.F. Mortimer, Uma agenda para a pesquisa em educação em ciências, Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 2 (2002) p.25-35
-M. Krasilchik, Formação de professores e ensino de ciências: tendências nos anos 90. In: L.C. Menezes (org.), Formação Continuada deProfessores de Ciências, p. 135-140 (Autores Associados, NUPES, 1996).
-D. Delizoicov, Pesquisa em ensino de ciências como ciências humanas aplicadas, Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 21 (2004) p. 145-175
-Atas dos Encontros de Pesquisa em Ensino de Física e Encontros Nacionais de Pesquisa em Ensino de Ciências.

MÉTODOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO
Ementa
Natureza da pesquisa em educação. Planejamento. Abordagens da pesquisa: etnográfica, histórica, "surveys", estudo de caso, experimental, pesquisa-ação. Método de obtenção e análise de dados: questionários, entrevistas, relatos, observação, testes, "role-playing". Problemas éticos e metodológicos da pesquisa educacional.
Bibliografia
-L. Cohen, L. Manion, K.M. Morrison, Research Methods in Education (Routledge, 2000).
-E. Babbie, Métodos de Pesquisas de Survey (UFMG, 1999).
-P. Demo, Metodologia Científica em Ciências Sociais, 3a ed., (Atlas, 1995).
-M. Ludke, M.E. André, Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas (EPU, 1986).
-A.J. Severino, Metodologia do Trabalho Científico (Cortez, 1993).

TÓPICOS DE HISTÓRIA DA FÍSICA
Ementa
Construção de conceitos, análise de idéias, heurísticas. Temas especiais nos fundamentos históricos e filosóficos da Física.
Bibliografia
-J. Cushing, Philosophical Concepts in Physics (Cambridge, 1998).
-C.A. Truesdell, Essays in the History of Mechanics (Springer-Verlag, 1968).
-L. Sklar, Physics and Chance - Philosophical Issues in the Foundations of Statistical Mechanics (Cambridge, 1996).
-Artigos selecionados em periódicos.

EPISTEMOLOGIA DAS CIÊNCIAS NATURAIS
Ementa
Análise de problemas epistemológicos relacionados a problemas científicos específicos e, conversamente, análise de questões filosóficas mais gerais que tenham resposta dentro dos métodos das Ciências Naturais.
Bibliografia
-R. Harré, The Philosophies of Science (Oxford, 1989).
-J.J. Kockelmans, Philosophy of Science (The Free Press, Collier-Macmillan, 1968).
-J. Losee, A Historical Introduction to the Philosophy of Science (Oxford, 1972).

SEMINÁRIOS DE ATUALIZAÇÃO
Ementa
Seminários sobre os temas de pesquisa das dissertações de mestrado em andamento.
Bibliografia
-Artigos publicados em periódicos.

SEMINÁRIOS DE PESQUISA
Ementa
Seminários sobre desenvolvimentos recentes relacionados à Física e ao Ensino de Física.
Bibliografia
-Artigos publicados em periódicos.

ATIVIDADE ACADÊMICA COMPLEMENTAR
Ementa
Atividades que complementem a formação acadêmica do aluno: apresentação de trabalhos em conferências, participação em cursos externos ao programa de mestrado, organização e aplicação de cursos, e outros.
Bibliografia
-A ser indicada, dependendo da atividade.

ESTÁGIO EM LABORATÓRIO DE PESQUISA
Ementa
Estágio supervisionado em um dos laboratórios de pesquisa do Instituto de Física da UFRJ.
Bibliografia
-Textos recomendados pelo supervisor do estágio.

PESQUISA DE DISSERTAÇÃO
Ementa
Pesquisa sobre temas relacionados à dissertação de mestrado.
Bibliografia
-Textos de interesse para o desenvolvimento da dissertação.